Ratchet & Clank: Viajando em Outra Dimensão para uma Aventura Espacial Repleta de Ação
Embarque em uma aventura interdimensional com Ratchet & Clank, o primeiro jogo da franquia que eu jogo. Nunca havia me interessado antes, e sendo bem honesto, somente as demonstrações dos portais e a velocidade tinham chamado um pouco da minha atenção. Como começo de geração é morno para lançamentos, e essa está pior que qualquer outra, resolvi dar uma chance para lombax, e sua aventura foi agradável, mas…
A história cumpre seu papel e mantém o jogador interessado, mas não é nenhuma obra que vá fazer pensar depois ou querer se aprofundar, no inicio Clank cria uma arma de portais para que Ratchet possa procurar outros de sua espécie, mas o vilão Nefarious tenta roubar a arma e no processo o lombax acerta o cristal que a energiza e isso produz uma explosão e desencadeia a abertura de vários portais, Clank e lançado pra outra dimensão onde encontra Rivet uma lombax que parece ser o Ratchet daquela dimensão, Nefarious vai pra uma dimensão onde a versão dele é bem sucedida em ser o líder supremo, e Ratchet cai em uma cidade desconhecida e sua aventura começa ai.
Jogabilidade muito boa para um jogo de aventura e tiro em terceira pessoa, apesar de ter umas porradas o foco aqui são nos armamentos, que são muitos e extremamente variados, aqui temos o uso dos gatilhos adaptativos do dualsense, quando se aperta ate a metade a arma dispara o tiro leve, e encontra uma resistência maior a partir da metade, vencendo essa resistência e apertando por completo se dispara o tiro forte, eu particularmente não gostei dessa forma que escolheram, no fim eu quase sempre apertava o mais forte, outra função bem usada é a vibração HD, tem uma parte que se entra em uma bar tocando uma musica muito alta, o controle te passa a sensação exata como se estivesse dentro do local. O jogo se divide em momentos de exploração, batalhas contra inimigos, deslizar por trilhos (ao melhor estilo Sonic), e algumas especiais como controlar o Clank no sistema para resolver quebra-cabeças, e uma nano robô aranha que se infiltra em sistemas e mata seus vírus (de longe a parte que mais gostei), vamos passando as fases e alternando entre Ratchet e Rivet, e aqui que temos um dos problemas do jogo, mas vou deixar pra falar mais pra frente.
Graficamente é o jogo mais bonito que já vi ate o momento, é simplesmente uma animação da Disney/Pixar 3D jogável (eu sei que já falei isso em Kena: Bridge of Spirits da uma olhada na analise dela, mas é a melhor forma de ilustrar), assim como todos os jogos atuais ele tem opções de qualidade, eu joguei no modo fidelidade 60 fps Ray tracing (é o modo que fica abaixo do 4k em prol dos 60 quadros), dei uma olhada no modo 4k e tem uma diferença notável nos pelos e pequenos detalhes com mais nitidez, o Ray tracing em reflexos de vidros e água são bem bonitos, destaque para os melhores olhos que já vi, não são o de costume um circulo com o desenho de um olho, eles tem profundidade e uma notável riqueza de detalhes na íris, sei que pode parecer bobo ou sem importância, mas no mundo dos games um olho bem feito faz toda a diferença assim como um motion capture e um lip sinc bem feito, que também são duas coisas muito bem trabalhadas aqui. Uma coisa que fiquei pensando a Sony esta perdendo dinheiro em não lançar Ratchet nos cinemas, tudo nesse jogo remete a uma animação de cinema, e a propaganda que isso geraria, imagina o tanto de compradores que o cinema traria, e o numero de jogadores indo no cinema, um lançamento conjunto nunca antes feito seria uma coisa revolucionaria, e Ratchet tem o carisma pra isso, imaginem uma aventura conjunta, começando nos games e terminando no cinema, fica a dica Sony!
O som do jogo cumpre seu papel, mas tirando as dublagens não vi nada que se destacasse, não quer dizer que seja ruim, explosões, tiros, pancadas, passos, etc, tudo esta lá e muito bem representado, mas nada memorável, nenhuma musica que grudasse na cabeça, fazendo força eu lembro da abertura e só, e podem ler minhas outras analises que sempre posto musicas que curti.
Agora vamos aos problemas, tecnicamente o jogo esta muito bem acabado e sem dores de cabeça, a questão aqui é duração, muito curto para um triplo A que custa 350 reais, terminei a campanha em umas 12 horas jogadas na Twitch (quem quiser conferir segue lá Leosenin1), ficaram algumas coisas extras mas não rendia muito, não tem nada online, e não vi um fator replay muito bom.
Como fiquei de falar mais a frente, Ratchet e Rivet são idênticos, mesmos ataques, mesmas armas, mesmas habilidades, perderam uma grande oportunidade de dar técnicas únicas para cada um e fazer o gameplay não ficar tão repetitivo, que é quebrado apenas pelos poucos eventos com Clank e robô-aranha, fizeram falta mais desses mini games e mais variados.
Me pareceu um jogo que capricha demais nas animações e se esquece da aventura, mundos lindos e riquíssimos, mas com pouca coisa pra se fazer, é perceptível o pouco tempo que dedicaram a esse jogo, Insomniac fazendo 3 Spiderman (remake do Spider de PS4, Miles Morales, e o novo) mais esse pra ser entregue o mais próximo do lançamento, com certeza mostrou seu preço numa campanha mais curta.
Por fim a mecânica de portais tão impressionante nos trailer não passa de alguns portais no mesmo cenário para desviar de inimigo e conseguir uma boa posição para atacar, ou abertura para fases bônus, nada de troca de personagens (ao estilo GTA 5), ou abrir um portal e viajar de um mundo/fase para outro num piscar de olhos, isso ate acontece mas são em animações sem controle do jogador, sendo assim o que parecia mostrar o poder do ssd do ps5 um ps4 consegue fazer tranquilamente (com os devidos cortes claro), Kena Bridge of spirits faz a mesma coisa de passar por portais e ter um mundo novo do outro lado, com um ssd bem mais lento e no PC!
O jogo é bom, se é fã com certeza vai curtir as novidades, agora 350 reais é um valor salgado ate se você é o fã mais fervoroso da série, espere uma promoção abaixo do 200 reais (acho que bem mais abaixo) vai se divertir bem mais pagando um valor mais justo. Jogado no PS5
Duração: 12 horas
Campanha completa na dificuldade normal
Ratchet & Clank: Rift Apart: A história cumpre seu papel e mantém o jogador interessado, mas não é nenhuma obra que vá fazer pensar depois ou querer se aprofundar – Leo Senin