Confira qual plataforma oferece a melhor experiência para jogos em nuvem.
Em outubro passado, a Sony introduziu o serviço PlayStation Plus Cloud Streaming para os assinantes do PlayStation Plus Premium. Com streaming 4K de títulos PS5 e melhorias nas antigas experiências do PlayStation Now.
Enquanto Xcloud já está mais tempo no mercado, no qual é Possível jogar pelo Xbox através das nuvem,sem precisar do console para isso.
PlayStation Plus Premium funciona com uma grande quantidade de jogos ,que é certamente bem impressionante,desde os grandes sucessos da primeira geração (Playstation 1) até às populares opções de terceiros e os indie. E a maior vantagem é que os títulos com instalações pesadas de mais de 200 GB podem ser jogados em em menos de um minuto atráves do streaming. Também há uma seleção de jogos fora do catálogo do Playstation Plus quem funcionam com streaming na nuvem, o único problema é que esses devem ser comprados atráves da Playstation Store para permitir o suporte na nuvem.
Em termos de qualidade de imagem, o serviço suporta 60 fps em resoluções até 4K com HDR, embora um verdadeiro 4K só seja possível em títulos PS5. Infelizmente, isto significa que os jogos da PS4 jogados na nuvem continuam a funcionar apenas a 1080p, enquanto os títulos da PS3 estão limitados a um fluxo de vídeo de 720p. O limite de resolução estabelecido nos consoles mais antigos é lamentável, uma vez que alguns jogos PS3 podiam ser executados a 1080p no hardware original, enquanto os jogos PS4 podiam ser jogados a 1440p ou mais através de uma PS4 Pro. Dito isto, as opções de áudio são, pelo menos, aceitáveis, com som surround 5.1 ou 7.1, juntamente com o Tempest 3D Audio da PS5, sempre que possível.
O Xcloud é um serviço acessório do Xbox Game Pass Ultimate que foi incluído sem custos no plano de assinatura, Assim possibilitando jogar uma grande diversidade de jogos Via nuvem.
Em termos de qualidade de imagem, Xcloud,é significativamente pior, com um fluxo de vídeo com uma resolução máxima de 1080p contra 4K no PlayStation. A taxa de bits também é visivelmente inferior ao objetivo de resolução, algo que é evidente em quase todos os jogos.
No jogo A Plague Tale Requiem, comparado com o seu modo de 60 fps na PS5, PS+ Cloud e Xbox Cloud Gaming (comparação de imagens mais abaixo), mostra que a Microsoft está um pouco atrasada. A versão nativa do PS5 se sai melhor, inevitavelmente, enquanto a versão PS Plus Cloud sucumbe a artefactos de compressão, mas ainda assim representa adequadamente o jogo. Infelizmente, a solução do Xbox nem sequer se aproxima da Sony, com uma imagem extremamente comprimida que simplesmente não consegue lidar com elementos como relva ondulante, fogo ou mesmo o detalhe sombreado de uma casa. Este não é um único ponto problemático, pois todas as ricas áreas florestais de A Plague Tale desde o início do jogo sofrem um destino semelhante.
O Xbox Cloud Gaming oferece mais jogos, enquanto PlayStation Plus Cloud Streaming se destaca pela qualidade visual. Então a melhor escolha cabe ao jogador.