Muitos dos jogos da coletânea Metal Gear Solid Collection terão resolução de 720p, de acordo com prévias recentes.
A nova versão de Metal Gear Solid Collection vem com novidades quentinhas sobre a chegada da Metal Gear Solid Master Vol. 1. A editora Konami soltou um monte de detalhes extras sobre os portes e remasterizações antes do lançamento marcado para 24 de outubro. Uma das informações de destaque é que os jogos Metal Gear Solid 2 e Metal Gear Solid 3: Snake Eater vão continuar com uma resolução de 720p. Essa é a mesma resolução que esses jogos tinham em suas versões HD anteriores para o PlayStation 3 e o Xbox 360.
Apesar de não ser uma grande surpresa, essa notícia pode pegar alguns fãs de surpresa, especialmente aqueles que esperavam melhorias gráficas na próxima coleção, que inclui cinco jogos da série Metal Gear. Sites como NintendoLife e IGN mencionaram em suas prévias que Metal Gear Solid 2 e Snake Eater vão rodar a 30 quadros por segundo no Nintendo Switch, e aparentemente mostraram algumas quedas de desempenho durante certas cenas. Um representante da Konami confirmou ao IGN que o jogo ainda está passando por ajustes. Vale lembrar que as versões em HD originais, que continuam disponíveis no Xbox Series X/S por meio da retrocompatibilidade, rodavam a 60 quadros por segundo. Curiosamente, os jogos foram mantidos praticamente inalterados, e a Konami até colocou um aviso sobre o conteúdo, destacando que algumas referências podem parecer desatualizadas. O aviso diz:
“Este jogo contém expressões e temas que podem parecer deslocados atualmente. No entanto, esses elementos foram preservados sem alterações para preservar o contexto histórico original do jogo e a visão do criador. Recomenda-se a descrição do jogador.”
Aviso deixado pela Konami
Embora o aviso não mencione explicitamente, muitos acreditam que ele se refere ao criador original do Metal Gear, Hideo Kojima. Não está claro a que exatamente o aviso se refere, mas especula-se que pode ser coisas como cenas em que Snake fuma um cigarro para obter vantagem ou diálogos que agora parecem questionáveis.
Apesar disso, a coleção Metal Gear Solid Collection traz conteúdo bônus. Além das versões originais de Metal Gear e Metal Gear 2 para o MSX, a coleção incluirá manuais de jogo, roteiros e graphic novels. Também haverá Metal Gear Solid: Integral, uma versão expandida do clássico do PS1, com diversas missões de treinamento VR e uma roupa alternativa para o Snake.
Inicialmente para ser lançado no PS5, Xbox Series X/S, Switch e PC, a Konami anunciou que a coleção de $60 também estará disponível no PS4 devido à alta demanda e à grande base instalada de consoles. Embora ainda não tenha sido oficialmente confirmado, há rumores de que o segundo volume da coleção incluirá Metal Gear Solid 4, 5 e Peace Walker. É esperar para ver!