Pesquisa aponta que Brasileiros veem IAs como ótimas ferramentas, mas temem em perder seus empregos para elas.
Inteligências artificiais (IAs) têm se tornado cada vez mais presentes no cenário laboral brasileiro. Uma pesquisa recente revelou que a maioria dos brasileiros reconhece as IAs como ótimas ferramentas de trabalho, mas também teme perder seus empregos para elas.
Segundo a pesquisa, feita pela Pesquisa Game Brasil (PGB 24) ,demonstra um receio da população em relação às IAs, 56,2% afirmam ter medo de um mundo repleto de ferramentas generativas e 58% acreditam que pode haver um aumento na desigualdade social como resultado das substituições dos empregos.
A PGB 24 ainda endossa a visão de que as inteligências artificiais podem melhorar o trabalho. O porcentual de pessoas que concordam com essa informação é 67,8% e somente 7,4% dos entrevistados discordam.
As IAs não servem só para o trabalho, mas também para o cotidiano, como os dados acima demonstram. Segundo a pesquisa, 59,7% dos entrevistados sentem que as IAs estão completamente ligadas ao seu cotidiano. 58,7% disseram que ja utilizaram aplicativos de sistema de direção por mapas que utilizam Inteligência Artificial, como o Waze e o Google Maps.
As ferramentas como de geração de textos, imagens e sons, como por exemplo o Chat GPT também aparecem na pesquisa com 27,3%. e com 9% dos entrevistados afirmando que nunca utilizaram uma ferramenta com IA Generativa.
Mais detalhes da pesquisa estão disponíveis na versão gratuita do estudo.