Um dos jogos em destaque na avenida indie da BGS2019, Captive é um jogo de terror e suspense estilo RPG maker desenvolvido pela Dead Inside Studio, que foi um dos poucos jogos do gênero terror presentes na feira chamando a atenção dos fãs de jogos com gráficos pixelados e terror.
Captive não possui nenhum inimigo o jogo inteiro é baseado em suspense e puzzles que você precisa solucionar para sobreviver. A personagem, que não foi revelado o nome nem nada a respeito acorda em um tipo de cativeiro sem nenhuma memória e completamente machucada. O objetivo é encontrar uma saída com um tempo de 30 minutos para que todos os puzzles sejam solucionados, com a dificuldade de locomoção lenta pelos ferimentos e a baixa estamina que se desgasta quando tenta correr tendo que esperar um intervalo para que se recupere, criando um clima tenso e desesperador, uma luta pela sobrevivência.
O jogo te dá um tempo de vida de 30 minutos para conseguir terminá-lo mas é importante ressaltar que não é só possível morrer após o final desse tempo, pode estar apenas sendo um jogador curioso e acabar morrendo em algo bem simples, que envolve também algumas das conquistas de Captive morrer aleatoriamente.
Apesar do jogo ser brasileiro ele não possui idioma em português, acredito que os desenvolvedores se voltaram para o público totalmente de fora e na minha sincera opinião devemos valorizar mais os nossos jogos, para que as indústrias cresçam no nosso país para o mercado e o consumo de games brasileiro sejam mais valorizados, criando mais empregos na área e mais consumo com preços justos.
Os controles são complexos e não possui um menu de opções onde você pode estar alterando os comandos, do jeito que você se sentir mais à vontade para jogar. Mesmo sendo ideia dos desenvolvedores te fazer morrer várias vezes antes de concluir a história acaba sendo cansativo e repetitivo realizar o mesmo processo diversas vezes.
Captive possuí uma ideia interessante de que você precisa ser rápido, inteligente e corajoso se quiser sobreviver, o jogo te passa a sensação do que você faria para fugir com vida se fosse sequestrado e mantido em cárcere privado.
As cenas violentas são questionáveis você não sabe oque está acontecendo ali não consegue achar uma conclusão de onde está e o que queriam te fazer, você fica naquele suspense de achar que a qualquer momento o maníaco pode aparecer e te matar e você precisa ser ágil e estar atento a cada porta que se abre.
O final foi bom e ruim, queria ter aproveitado mais da história se estivesse em PT-BR, porém ainda estou me questionando sobre o final e isso é algo interessantíssimo.
Os desenvolvedores nos informaram que não pretendem no momento expandir o jogo para outra plataforma além da Steam. O jogo está disponível para compra-lo neste link: clique aqui
Pontos Positivos
- Mistério e clima de tensão
- Puzzles
- Instinto de sobrevivência
- Gráficos Pixelados
Pontos Negativos
- Não possuir idioma em português
- Não possuir menu de configurações
- Os comandos dos controles não são fluídos
- Exploração repetitivas
E para fechar com chave de ouro a foto que tirei dos simpáticos desenvolvedores que estavam presentes no primeiro dia da BGS para imprensa:
Plataforma jogada: Steam
ID: 347607001
Status de Game play: completo, conquistas 8/14, 5 horas jogadas.
NOTA: 50
OBSERVAÇÃO:
Toda análise e nota atribuída nas reviews vem da experiência pessoal de quem produziu o texto. Nosso intuito é apresentar o jogo e tudo que o envolva como a apresentação e a jogabilidade, caso tenha uma opinião diferente ficaremos felizes se comentar seu ponto de vista.